São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco acordou de luto na manhã deste sábado (08) com o falecimento de Gildo César Valença que tinha 89 anos.

Gildo era casado com dona Nice Basto Valença (em memoriam) com quem tinha seis filhos os gêmeos Marcos, Marcelo Valença do Asas da América e criadores da Corrida da Galinha, Gilda que foi ex – primeira dama de São Bento do Una, Célia, Carlos e Dalva. Foi um dos fundadores da avicultura no município, assim como seu irmão Délio Valença (em memoriam), setor que hoje é um dos principais do Nordeste.

Na cultura era um dos grandes animadores das festas da cidade, ícone importante do carnaval de São Bento do Una, pois era líder e membro especial dos Foliões da Resistência, bloco que ainda resiste ao tempo e marca o silencioso carnaval da cidade. No Asas da América era uma presença ilustre e animada até quando pode subir no monumento símbolo da cultura de Pernambuco.

É como Leone diz na música em homenagem a ele: É Gildo quem comanda a farra e toda a animação… Com certeza não será a mesma, pois era o líder resistente de tal animação.

Ele vinha enfrentando alguns problemas de saúde em razão da sua idade avançada, mas sempre participava das festas que seus filhos promovia em sua residência, principalmente em seu aniversários que no próximo dia 7 setembro seria o de número 90. Mas fica na memória de quem o conhecia, será impossível não falar em seu nome quando for falar das alegres páginas da história de São Bento do Una.

O velório está acontecendo em sua residência, na Rua Duque de Caxias, nº 130, (antiga Rua do Matadouro) de onde ainda hoje sairá em cortejo fúnebre às 16h para o cemitério local.

Veja também

Comente via Facebook

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here