Em menos de uma semana a prefeita de São Bento do Una (PE) Débora Almeida recebeu dois prêmios sobre a sua gestão a frente do governo municipal. O primeiro foi na última sexta-feira, 26 de junho, o prêmio “É Socialista” promovido pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o segundo nesta quarta-feira (01/07) pela fundação Fundação Abrinq como “Prefeita Amiga da Criança” gestão 2017 – 2020.

A socialista participou de uma reunião pela internet com representantes do partido para receber de forma simbólica o prêmio realizado pela agremiação e pela Fundação João Mangabeira (FJM). O projeto É Socialista, criado pela FJM, entidade vinculada ao PSB, tem como objetivo promover o reconhecimento de boas práticas nos governos municipais administrados por prefeitas e prefeitos do partido e divulgá-las como políticas públicas para membros do partido.

Na abertura do evento online, o Presidente da Fundação João Mangabeira, Ricardo Coutinho, falou sobre como essas práticas são importantes para o partido. “São essas experiências que vocês, prefeitos e prefeitas, estão tendo que queremos compartilhar com todos através da Fundação João Mangabeira. Eu parabenizo a todos pelo sucesso com suas práticas”, completou o presidente da FJM. Já o Presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira, falou das impressões que teve ao ver todas as práticas selecionadas. “Eu tive a oportunidades de ver as práticas selecionadas e fiquei impressionado. Acredito que se eles tivessem mais recursos seriam ainda mais exitosas. O que vocês conseguiram fazer nos deixam orgulhos”, comemorou Carlos Siqueira.

Após as falas dos presidentes, foram apresentadas as 40 práticas premiadas e os prefeitos tiveram a oportunidade falar sobre o desenvolvimento das ações em suas respectivas cidades. A prefeita Débora Almeida falou sobre as práticas “Estou presente Professor” e da Aquisição dos produtos da Agricultura Familiar para a Merenda Escolar que renderam o prêmio. “O reconhecimento feito por todos do PSB as nossas práticas me fazem ter a certeza de que a boa política vale a pena. Nos estamos fazendo a política que dá certo”, acrescentou a prefeita.

Em Pernambuco, além da prefeita Débora Almeida, os prefeitos José Patriota (Afogados da Ingazeira), Madalena Brito (Arcoverde), Gustavo Adolfo (Bonito), Joãozinho (Limoeiro), Júnior Matuto (Paulista), Geraldo Júlio (Recife), Evandro Valadares (São José do Egito) e Ângelo Ferreira (Sertânia). Ainda tiveram prefeitos premiados da Paraíba, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, e Rio Grande do Sul.

Já o programa da fundação Abrinq tem como objetivo implantar ações e políticas que resultem em avanços e transformações positivas na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, lançou um relatório com os resultados de todos os municípios no portal www.prefeitoamigo.com.br.

Débora Almeida obteve o reconhecimento após avaliação dos últimos quatro anos da sua gestão após alcançar as metas estipuladas pela Fundação Abrinq. Destaque para ações como a redução de 4,6 pontos na média de alunos por turma nas creches da rede municipal. De 18,7 alunos por turma, em 2016, para 14,1, em 2019, aumento de 31 pontos percentuais na proporção de docentes de pré-escolas públicas municipais com ensino superior. De 60,80%, em 2016, para 91,80%, no ano passado e aumento de 9,7 pontos no percentual de nascidos vivos cujas mães fizeram 7 ou mais consultas pré-natal. De 69,4%, em 2016, para 79,1%, também em 2019.

Em suas redes socias, a prefeita comemorou a conquista desse prêmio. “Essa é uma excelente notícia para a nossa cidade. Eles viram que as políticas públicas que foram implementadas em nosso município ao longo desse tempo influenciaram positivamente na vida de muitas crianças e muitos adolescentes em nosso município. Eu dedico esse prêmio a cada um dos profissionais que trabalham a política pública voltada para a criança e para o adolescente de São Bento do Una, para os pais, mães, crianças e adolescentes que são o futuro da nossa gente”, completou.

Essa premiação é feita a apenas 125 cidade de todo o país. Em Pernambuco, outras nove cidades foram contempladas com a honraria.

Veja também

Comente via Facebook

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here