O primeiro lote da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan contra a Covid-19, já está no Recife. O avião com as 270 mil unidades do imunizante pousou na capital pernambucana, na noite desta segunda (18). Elas serão aplicadas, em duas doses, em 129 mil pessoas de grupos prioritários.

A vacina chegou num Boeing 767 operado pela companhia aérea Latam, que transporta carga e passageiros. O avião saiu às 16h22 de Guarulhos, na Grande São Paulo, e pousou na capital pernambucana às 19h29.

O lote, depois de liberado no aeroporto, seguiu para a sede do Plano Nacional de Imunização em Pernambuco, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. O transporte foi acompanhado pela Policia Federal (PF).

No local, as doses serão catalogadas, contabilizadas e separadas para serem enviadas às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Pernambuco.

A previsão é de que as doses cheguem a todas as Geres em até 24 horas é que, assim, todos os municípios possam buscar as vacinas que lhe cabem.

A primeira pessoa a ser vacinada, em Pernambuco, deve ser um profissional de saúde do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.

A unidade é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas e recebeu os primeiros casos, suspeitos e confirmados, de coronavírus do estado.

O governo informou que as doses direcionadas a profissionais de saúde na ponta do tratamento da Covid-19 poderiam ser aplicadas durante diferentes turnos, nas unidades que funcionam com emergência 24 horas, por exemplo.

Durante todo o dia, o governo se reuniu com representantes dos municípios para definir a quantidade de vacinas enviadas a cada um deles é o esquema a ser utilizado em cada localidade.

Vacinação no Recife
O Recife definiu o esquema de vacinação. O Centro Médico Ermírio de Morais, na Avenida 17 de Agosto, vai funcionar como unidade de distribuição da CoronaVac no Recife.

A capital pernambucana deve receber 67 mil doses do imunizante nessa primeira etapa. Segundo a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, 13 equipes volantes serão responsáveis por vacinar o público prioritário.

O prefeito João Campos (PSB) disse que as equipes volantes começam o trabalho de vacinação na terça-feira (19).

Via G1

Veja também

Comente via Facebook

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here