AEB -Eleição do DCE 2014-2015

Naldinho Oliveira
Da TV SBUNA

Na noite dessa quarta-feira (19) a Autarquia Educacional do Belo Jardim – AEB, realizou a eleição para eleger presidente, vice-presidente, secretário geral e tesoureiro do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Três chapas concorrerão às vagas, vencendo a 03 com 48,63 % dos votos validos.

Disputavam as quatro vagas do DCE as chapas 1, 2 e 3, representando por dozes alunos, divididos em três grupos de quatro, onde só puderam votar alunos matriculados nos cursos com licenciatura, exceto administração.

Os alunos da chapa 03 foi quem levaram a melhor, conquistando 48% dos votos, deixando a chapa 02 com 28% e a chapa 01 com 22%.

Confira ao resultado final da eleição do DCE da AEB – Gestão 2014-2015!

Chapa 03 (Eleita)
Eduardo – Presidente
Erik – Vice-presidente
Ronie Lima – Secretário Geral
Daysiany – Tesoureira
Votação: 213 Votos (48,63%)

Chapa 02
Valdemir Torres
Amanda Santana
Ricely Campos
Gedeilson Martins
Votação: 125 votos (28,53%)

Chapa 01
Junior Pedrosa
Athos
Thaciana
Isaac
Votação: 100 votos (22,83%)

O que é o DCE

Diretório Central dos Estudantes (DCE) é uma entidade estudantil que representa todos os estudantes (corpo discente) de uma instituição de ensino superior, sejam elas universidades, faculdades ou centros universitários. Tem o papel de organizar suas lutas.

A eleição de seus membros é definida pelo Movimento Estudantil da instituição no qual está inserido e costuma se dar de forma direta. A composição da diretoria (ou coordenação) pode ser na forma majoritária ou na forma proporcional.

Assim como os mecanismos eleitorais, a atuação da entidade é definida pelo conjunto do movimento estudantil da instituição, sendo que suas áreas de atuação mais comuns dizem respeito aos interesses dos estudantes perante à administração da instituição superior, às questões de política educacional e de política nacional. Além disso, o DCE pode manter relações com outras entidades representativas dos estudantes, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEEs) ou a Coordenação Nacional de Luta dos Estudantes (CONLUTE), além de outras entidades estudantis existentes no Brasil. A existência de uma relação entre os DCEs e outras entidades (nacionais, de maior abrangência) é opcional e a opção fica a cargo das dirigências dos diretórios, fundamentados por assembléias gerais estudantis que devem discutir os prós e contras da existência da relação em questão.

Estima-se que o primeiro DCE no Brasil tenha sido criado na década de 1930 o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Ajude a TV SBUNA divulgar as principais notícias da sua cidade, entre em contato com a nossa central de jornalismo através do telefone (81 – 3735-3413) ou através do nosso formulário de contato.

Veja também

Comente via Facebook

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here