Dom FernandoO Papa Francisco nomeou para arcebispo ordinário militar, Dom Fernando José Monteiro Guimarães. O recifense, bispo de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, será transferido para Brasília, onde fica a sede da Arquidiocese Militar do Brasil, subordinada diretamente à Santa Sé. O comunicado foi feito pela A Nunciatura Apostólica no Brasil.

De acordo com a Arquiodece de Olinda e Recife, Dom Fernando Guimarães permanecerá guiando a Diocese de Garanhuns, agora como Administrador Diocesano, até à data de sua posse canônica como Arcebispo Militar do Brasil, que está marcada para o dia sete de outubro de 2014, em Brasília.

O Arcebispo Militar faz parte do Regional Centro-Oeste da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Sé Episcopal encontra-se na Catedral Militar Santa Maria Rainha da Paz, na cidade de Brasília.

A Arquidiocese Militar responde pelo atendimento pastoral das Capelanias militares católicas espalhadas por todo o território brasileiro, tendo como seus diocesanos os militares católicos pertencentes às Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e às Forças Auxiliares (Polícias Militares estaduais e Corpos de Bombeiros Militares), juntamente com os seus familiares, não excetuados os militares da reserva remunerada e reformados, com seus respectivos dependentes. O Clero da Arquidiocese é formado por padres e diáconos pertencentes às próprias Forças Armadas ou Forças Auxiliares, como também por padres e diáconos civis, que prestam serviço nas Capelanias. Possui também seu quadro próprio de seminaristas.

O Arcebispo deve ser brasileiro nato e está vinculado administrativamente ao Estado-Maior das Forças Armadas, sendo nomeado pelo Papa, após consulta ao Governo brasileiro.

Confira os nomes de outros bispos que foram Ordinários Militares no Brasil:

– Dom Jaime de Barros Câmara (1950-1963)

– Dom José Newton de Almeida Baptista (1963-1990)

– Dom Geraldo do Espírito Santo Avila (1º Arcebispo, 1990-2005)

– Dom Osvino José Both (2º Arcebispo, 2006-2014)

Foram Bispos Auxiliares Militares:

– Dom Alberto Trevisan (1964-1966)

– Dom Augustinho Petry (2006-2007)

– Dom José Francisco Falcão de Barros (2011, atualmente em função).

Veja também

Comente via Facebook

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here