O Açude Velho, um dos marcos da história de São Bento do Una, no Agreste pernambucano, foi restaurado e será reinaugurado neste domingo (22). A banda e trio Asas da América se apresentará durante o evento que deverá começar a partir das 17h.

São Bento do Una é uma cidade que possui uma grande riqueza cultura, lendo livros da escritora Ivete Cintra ou escutando músicas de compositores, podemos notar a marcante presença do Açude Velho, tido como uma praia domingueira e símbolo hídrico do passado.

De acordo com relatos históricos, assim como a Matriz do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos, a fundação do Açude Velho e mais antigo do que a própria emancipação de São Bento do Una.

Muitos sãobentenses olham para esse lugar para relembrar sua própria história, o Rio Una se encontra com Açude Velho, antes quando cheio se encontravam em dias de chuva e de alegria.

Pouco se fez antes para salvar esse histórico reservatório que era local para fabricação de tijolos.

Quem conhece um pouco da história lembrará muito bem da figura de dona Helena do Galo, que ao ver o Açude morrer lutou como podia, tentando unir a cidade para salvar o antigo açude. Mais infelizmente ela não vai ver seu sonho se tornar realidade, pois Helena nos deixou em outubro de 2013.

Mais isso continuou sendo o sonho local, o empresário e ex-vice-prefeito José Almeida passou a tomar o sonho como seu também, em parceria com amigos e apoio da sua filha, Prefeita Débora Almeida (PSB) passaram a limpar e dá uma nova chance de vida ao Açude Velho. Aos poucos a notícia se espalho, e nos domingos virou ponto turístico a restauração do açude, era só chegar próximo para ver a alegria e escutar dezenas de histórias vivia naquele local.

Que Deus mande chuva no merecimento de todos nós, e que venha em paz e traga prosperidade, pois os tempos são difíceis, mas na chuva que cair possamos dá mais valor a aquilo que nos fortalece, as bênçãos do B om Jesus que vem do céu.

Veja também

Comente via Facebook

comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here